Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem os Recifes de Coral

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 0 Comentários »

Assim como as florestas tropicais, nos recifes de coral existe uma grande variedade de animais e plantas, além dos próprios corais que são animais, esses recifes constituem um dos ecossistemas mais diversos existentes na face da terra.

São o lar de cerca de 4 mil espécies de peixes e 800 espécies de corais que constroem os recifes.

Os recifes de coral oferecem  benefícios para o ser humano. Protegem as linhas costeiras contra ondas e tempestades.

São fonte de alimento de muitos países pobres. São vitais para a investigação médica, utilizados em transplantes de ossos mais recentemente,os corais têm sido utilizados n reconstrução do tecido ósseo nos seres humanos.

 

Como se forma os Recifes de Coral ?

Os Recifes podem ser encontrados principalmente em águas calmas, pouco profundas e isentas de poluição de mares tropicais, onde os animais dos corais são abençoados com a Luz e o calor de que precisam para crescer.

São compostos por camadas finas de carbonato de cálcio que forma produzidos ao longo dos anos por pequeninos animais de corpo mole a que chamamos de pólipos de coral. Os Recifes são feitos a partir dos esqueletos desses pequenos animais  que vivem nos corais. São necessários centenas de anos para esses esqueletos se formarem um recife de coral – e minutos para serem destruídos.

Tipos de Corais

Existem dois tipos principais de corais :

Os corais duros, que possuem um esqueleto externo rígido, podendo ser de vários tamanhos e formas.

Os corais moles (gorgonêas), não possuem um esqueleto externo e movimentam-se com as correntes.

 

Sob ameaça

Dentre as várias formas de destruição dos recifes, existem as causas naturais como por exemplo : os furacões , o aumento da temperatura da água e as pragas de estrela-do-mar que devoram o coral.

As principais causas de destruição são provocadas pelo homem. Os recifes são alvo de pesca excessiva, métodos destrutivos de pesca, como a dinamite e os venenos, são usados para a pesca, destruindo outros organismos marinhos.

As âncoras dos barcos podem rasgar os frágeis solos onde os recifes crescem. A poluição das águas provocadas pelos esgotos das cidades, fábricas, combustível dos barcos ou pelo simples lixo podem levar à morte destes organismos.

Solução

Não compre nenhum coral, concha, carapaças de tartaruga ou outros organismos marinhos à venda nas lojas ou praias.

Não lance âncoras ou redes de pesca sobre os recifes de coral.

Não toque nos corais e não colha nenhum organismo quando mergulhar.

Não caminhe sobre os corais.

Não jogue lixo ou óleos combustíveis na água do mar.

Não utilize venenos ou dinamite para pescar recifes e em qualquer outro lugar do mar.

Ajude os membros da sua comunidade a terem acesso à essa informação e a distribuir a mensagem deste documento.

Os recifes de coral precisam ser protegidos para que possamos tomar benefício de todo alimento que eles produzem, para que nossa costa possa ser protegida e  para que a indústria de turismo possa crescer.

Postado em: Natureza



Resposta