Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem o planeta do aquecimento global

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 2 Comentários »

Todos os dias ouvimos falar das catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo rapidamente no clima mundial. Ciclones atingem o Brasil, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (podendo ocasionar o avanço dos oceanos sobre as cidades litorâneas).

O que está provocando tudo isso??

O aquecimento global e uma conseqüência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global.

Um dos motivos principais para o aquecimento global está relacionado ás atividades do homem, que através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural aumentam o efeito estufa causando o aumento da temperatura.

Outro fator que contribuem para esse fenômeno são os desmatamentos, a queimada de florestas, matas e a constante impermeabilização do solo (impede a passagem de água no solo). Os raios do Sol atingem o solo e espalham calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a separação do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.   

Outra conseqüência do aquecimento global é o derretimento de gelo nas calotas polares, especialista afirmam que o oceano Ártico é o mais afetado. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano se tornou 40% mais fina e sua área reduziu aproximadamente 15%. Esse aumento de temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.

O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais como o Brasil e os países africanos, a tendência é aumentar o surgimento de desertos do planeta Terra. Regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 

É preciso diminuir o desmatamento, aumentar o reflorestamento, conter a produção industrial, escolher produtos que não possuem gases que prejudique à camada de ozônio, diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Nosso planeta pede socorro, precisamos ser conscientes quanto ao nosso futuro e apoiar aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente, nosso meio de vida.

Você sabia?

Hoje os principais emissores dos gases do efeito estufa são: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

Postado em: Aquecimento Global


2 Respostas de “Salvem o planeta do aquecimento global”

  1. leticia yukari harada disse:

    oi!

    eu gostaria de saber se o gas carbonico faz alguma coisa para a camada de ozonio.
    por favor queira me responder rapido

  2. marco rosa disse:

    sim o que ele faz é faz e servi de barreira impedindo da camada de ozonio penetre na atismofera(e como se fosse um plastico preto na frente da luz.


Resposta