Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem o Mico-leão-dourado

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 0 Comentários »

Com tamanho aproximado de um esquilo, o pêlo vermelho ouro e uma juba semelhante à de um leão o mico-leão-dourado encontra-se apenas em uma região do mundo, a Mata Atlântica do Brasil.

É um dos mais raros macacos, tão raro que nos últimos 30 anos, o mico-leão-dourado esteve em perigo de se extinguir. Foi capturado ilegalmente e seu hábitat foi destruído em massa.

A Mata Atlântica, o lar desses animaizinhos, tem sido destruída pela exploração da indústria de madeira, limpeza de solos para agricultura e construção de cidades.

Sem árvores, que lhes davam comida e abrigo, e caçadores clandestinos o número de micos-leões-dourados diminuiu rapidamente.

Esses animais têm hábitos diurnos e arborícolas (vivem nas árvores). Organizam-se em grupos de até 8 indivíduos e vivem cerca de 15 anos.

A época reprodutiva é do mês de setembro até março e a gestação demora cerca de 4 meses e meio, gerando, normalmente, entre 1 e 3 filhotes.  É um animal pequeno medindo cerca de 20 a 26 cm e sua cauda entre 31 e 40 cm.

São onívoros, o que significa que sua alimentação é muito variada, neste caso comem frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos (em cativeiro as aves e lagartos são substituídos por carne).

Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biológica de Poço das Antas, que representa cerca de 2% do habitat original da espécie.


Você sabia ??

 Existem várias espécies desses animais:

- Mico-leão-dourado

- Mico-leão-de-cara-dourada

- Mico-leão-preto,

- Mico-leão-de-cara-preta,

Postado em: Animais Silvestres



Resposta