Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem as Reservas de água

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 0 Comentários »

Nosso mundo é o único planeta com água na superfície, essa é a razão pela qual há vida na Terra. A água é algo sem o qual nós não podemos viver durante muito tempo.

Apesar dos grandes oceanos que cobrem cerca de 70% da superfície da Terra, estamos a beira de uma crise global. Bilhões de pessoas e animais selvagens estão ameaçados por uma crescente sede humana de água.

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo

Mesmo com tanto água no mundo, menos de 3% é doce, e é de água limpa e doce que todos os seres vivos necessitam. Desses 3 % podemos obter menos de 0,5%; o restante está congelado nos glaciares (Grande massa de gelo que se forma nas montanhas, proveniente da transformação da neve ou da água em gelo), nas calotas polares ou escondido profundamente na Terra.

A quantidade de água usada em todo o mundo aumentou dez vezes no último século, e muitos locais estão chegando aos limites das suas reservas.

Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:

- Mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;

- 2.400 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico;

- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;

- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

 

Procura de água

Muitos dos nossos rios, lagos e zonas úmidas estão sendo destruídos devido à remoção de cada vez mais água e poluídos por resíduos industriais, agrícolas e urbanos. Essa poluição afeta todos os seres vivos, muitas espécies de água doce estão desaparecendo como os golfinhos de rio e aves como o grou siberiano.

Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

 A água é o nosso recurso mais precioso. Temos de agir agora se quisermos salvar o futuro do nosso planeta.

Você sabia?

- é necessária a quantidade de 500 litros de água para cultivar apenas uma laranja.

- dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água.

- O plástico tem como matéria-prima o petróleo e o gás natural, dois recursos não renováveis. São usadas mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico só para fabricar garrafas de água.

- Um quarto da água engarrafada em todo o mundo é consumida fora do país de origem.

Postado em: Natureza



Resposta