Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem as reservas de água

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2013 recebeu: 2 Comentários »

O nosso mundo é único. É o único planeta com água na superfície, e a água é a razão pela qual há vida na Terra. A vida nasceu da água, todos os seres vivos são maioritariamente constituídos por água- e a água é algo sem o qual nós não podemos viver durante muito tempo. Com os vastos oceanos cobrindo cerca de 70% da superfície da Terra, parece que deve haver água suficiente para todos. No entanto, estamos à beira de uma crise global.

As vidas de bilhões de pessoas e animais selvagens estão ameaçados por uma crescente sede humana de água, esse mais precioso de todos os nossos recursos.

O Brasil tem 12% das reservas de água doce do planeta, o que deveria lhe garantir uma situação privilegiada no cenário mundial. Mas a falta de tratamento adequado para esse bem tem o tornado cada vez mais escasso. Exploração exagerada, despreocupação com os mananciais, má distribuição, poluição, desmatamento e desperdício são alguns dos fatores que comprovam o descaso com este recurso.


O crescimento desordenado das cidades e a ocupação de áreas de preservação são exemplos visíveis de atitudes (ou falta delas) que prejudicam a água do país. Em São Paulo, duas das principais represas que abastecem a cidade são gravemente afetadas pelo acumulo de casas às margens dos mananciais e consequentemente pela falta de saneamento básico. Além do esgoto residencial provenientes de loteamentos clandestinos, as fontes costumam receber detritos industriais, o que torna a água imprópria para o consumo, obrigando as empresas de abastecimento a realizarem um pesado tratamento antes de distribuí-la para a população.
A preocupação com a água alcança níveis mundiais, até porque já é considerada um dos recursos naturais que vem sofrendo escassez provocada pelas mudanças climáticas. Dados divulgados na conferência mundial sobre água realizada em agosto de 2007, em Estocolmo, revelam que, em 2025, a falta de água atingirá 1,8 bilhões de pessoas no mundo e que dois terços da população também serão afetados pela escassez do recurso.

A situação é alarmante, por isso preservar a água é fundamental, por isso vamos passar várias dicas de como agir para não deixar faltar esse bem tão precioso.

  • Banho rápido- Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.
  • Escovando os dentes- Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.
  • Torneira fechada- Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
  • Descarga- Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.
  • Lavando louça- Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxague tudo de uma só vez.
  • Lavando o carro- Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!
  • Mangueira, vassoura e balde- Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).
  • Jardim- Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
  • Aquário- Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
  • Políticas públicas- Não adianta só economizar: é preciso recorrer por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Postado em: Natureza, Rios e Lagos


2 Respostas de “Salvem as reservas de água”

  1. Geraldo Carneiro disse:

    fotos lindas,sou amante da natureza gostaria de receber essas fotos e outras que puderem mandar em meu email se possivel…OBRIGADO


Resposta