Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Salvem a terra

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 2 Comentários »

O solo é formado a partir da rocha através da participação da chuva, do gelo, do vento e da temperatura que com o passar do tempo e com ajuda dos organismos vivos transformam-se em rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material solto e macio, também chamado de parte mineral. Esse material mineral e/ou orgânico serve como meio natural para o crescimento e desenvolvimento de diversos organismos vivos.

DEGRADAÇÃO DO SOLO

Existem vários fatores que contribuem para degradação do solo. Um dos aspectos que contribui para a degradação dos solos é a falta de conhecimento sobre este componente e sua importância em nossas vidas. Por outro lado, a conservação do solo pode ser incentivada através de conhecimento sobre este componente ambiental, e sua importância.

É desse elemento que o homem retira o seu alimento de cada dia. O solo deve ser fértil, para atender as necessidades da população, em quantidade e qualidade. Se o solo sofrer com a falta de elemento químico, as plantas nele cultivadas não alcançarão a qualidade necessária e sofreremos com a falta de alimento saudável.

Os principais poluentes do solo são os agrotóxicos e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos.

Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores jogam nas plantações. Eles impedem que insetos e outros bichos acabem com os alimentos plantados. São como uma vacina contra as doenças das plantas.                                                           

Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo. Vários produtos químicos chegam misturados ao lixo. Esses produtos aos poucos se infiltram na terra e se acumulam ao longo do tempo. Quando a chuva cai, a coisa fica preta: o lixo e os produtos químicos são arrastados. Muitas vezes esses venenos vão parar em plantações (contaminando os alimentos) ou em reservatórios de água (poluindo as fontes). Às vezes a infiltração é tão grande que chega a atingir lençóis freáticos, que são uma espécie de reservatório subterrâneo de água.

A montoeira de lixo também libera fumaça tóxica. O cheiro de um depósito de lixo é insuportável, por causa da liberação de um gás fedido e inflamável, chamado metano.

As pessoas que trabalham nesses lugares precisam usar máscaras e tomar cuidado, porque podem pegar doenças como leptospirose e cólera. É também muito comum as pessoas colocarem fogo no lixo, o que não é nada legal, porque essa queima libera gases poluentes.

O grande problema é que o homem produz lixo que não é reaproveitado pela natureza, como copos de plástico, latinhas de metal e garrafas de vidro. Essa parte sólida do lixo demora muito para desaparecer.

Uma das soluções para tanto lixo é a reciclagem. Plástico, papel, vidro e alumínio podem ser reaproveitados e transformados em coisas úteis novamente.

 

Você sabia?

- São Paulo é a cidade brasileira que mais produz lixo: são 12 mil toneladas por dia.

- Uma fralda de bebê, por exemplo, leva 500 anos para se decompor. A idade do Brasil!

Postado em: Natureza


2 Respostas de “Salvem a terra”

  1. Chuy disse:

    Uaaaallll!!!!! Quantas imagens lindíssimas! Meu Deus! obrigada por tudo isso. Eu amo a natureza, infelizmente ainda existem pessoas que não se importam com a preservação do meio ambiente, aqui onde moro por exemplo, quando cheguei me apaixonei com a bela mata que tem de frente para a minha casa, mas infelizmente econtrei muito lixo, e também entulho jogados na mata, e em frente a minha casa. Sabe o que fizemos : o meu filho meu marido e eu? Limpamos toda a área emporcalhada pelos vizinhos mau-educados, e fizemos um belo jardim,o lugar é tão lindo, aquei tem: Siriema, tucano, e pássaros diversos, até papagaio eu já vi solto voando livremente, isso não é lindo? Eu amo a natureza. Vamos preservar, a atitude de preservação do meio ambiente é vital para o se humano. Um abraço! Valeu.

    • Defensor da Natureza disse:

      Ficamos felizes em encontrar pessoas que ainda tem consciência sobre a natureza. Pessoas como vocês faz toda diferença nesse mundo.
      Parabéns e abraços !


Resposta