Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

S.O.S – Plantas ameaçadas de extinção!

Postado por Defensor da Natureza em 17 de abril de 2014 recebeu: 0 Comentários »

Não são somente os animais que estão em perigo, por conta dos efeitos que o homem causa na natureza, as plantas também precisam de nossa ajuda, pois muitas podem desaparecer do nosso planeta.

Saiba mais sobre elas!

Há muitos anos a natureza vem sofrendo com a ação exploradora do homem, que não possui a percepção correta sobre os impactos negativos que acomete o meio ambiente. Todo o embate acontece através da extração ilegal e exorbitante de plantas, a pressão urbana, várias ações da agricultura, as atividades mineradoras e as constantes poluições, sendo estes os principais fatores de ameaça.

De acordo com alguns estudos encomendados pelo Ministério do Meio Ambiente, a lista das plantas em extinção agrega espécies de diferentes biomas do país. Considerando o bioma da Mata Atlântica possuinte do maior número de espécies ameaçadas, cerca de 276. Em seguida vem o Cerrado com 131 espécies, e a Caatinga com o número aproximado de 46.

O Brasil é um dos cinco países com mais espécies em extinção, desde a flora até a fauna. Mesmo porque a devastação de um deles influência diretamente na sobrevivência do outro, e vice-versa. De quatro mil plantas estudadas e avaliadas, mais de um quinto já estão classificadas em categoria de ameaça. Muitos órgãos e entidades procuram estabelecer parâmetros para diminuir o processo de abolição das espécies, mas faltam recursos e principalmente maior interesse global.

Plantas ameaçadas de extinção no Brasil:

Aechmea blumenavii Reitz

Nomes populares: gravatá, monjola, bromélia.

Araucaria angustifolia Kuntese

Nome popular: pinheiro-do-paraná

Cariniana ianeirensis Kunth

Nome popular: jequitibá.

Bowdickia nitida Spruce ex Benth.

Nome popular: sucupira, sucupira-da-mata, sucupira-verdadeira.

Astronium urundeuva (Fr.All.) Engl

Nome popular: aroeira-do-sertão, aroeira-legítima

S.O.S – Plantas ameaçadas na Amazônia

Por ser uma floresta fechada e com um grande número de árvores de grande porte – cerca de 11.120 espécies -, as espécies de vegetação rasteira são poucas. Apesar disso, a concentração da flora na região é grande graças ao equilíbrio do ecossistema. Estima-se que existam 30 milhões de vegetais na Amazônia. Entre as espécies mais conhecidas estão: a castanheira, a seringueira, o cacaueiro e a vitória-régia.

Ao todo, são mais de 500 mil árvores derrubadas por ano. Estudos apontam que 17,3% da cobertura florestal do bioma já foi destruída. A posse ilegal de terras, as queimadas e a expansão da fronteira para pecuária e agricultura estão entre os fatores predominantes para essa devastação, e para o aumento da taxa de plantas em extinção na Amazônia. Dados do serviço florestal brasileiro apontam que cerca de 24 espécies estão ameaçadas na região.

Conheça algumas plantas em extinção na Amazônia:

 Andiroba (Carapa guianensis Aubl.)

Pau-Rosa (Aniba rosaeodora Ducke)

Castanheira (Bertholletia excelsa)

Postado em: Desmatamento, Natureza



Resposta