Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Saiba como reciclar os eu próprio papel

Postado por Defensor da Natureza em 18 de outubro de 2013 recebeu: 0 Comentários »

Olá Defensores da Natureza, hoje vamos falar sobre o papel, que é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do nosso cotidiano. Confira agora sua origem, ciclo de uso, dicas de reciclagem e saiba como você mesmo pode reciclar seus próprios papéis.

O papel surgiu no século 2, substituindo o papiro e o pergaminho- 4000 a.C. e foram os antigos egípcios que descobriram que podiam montar folhas macias para escrever a partir da medula da cana que crescia nos pântanos alagados do rio Nilo. Depois de cortadas, as canas (Cyperus papyrus) ficavam dispostas lado a lado em duas fileiras perpendiculares de fibras, eram prensadas e postas para secar. O papiro foi o grande meio destinado à escrita na Antiguidade, sendo usado por gregos, romanos, persas e árabes durante muitos séculos.

E com o passar dos séculos o uso do papel só foi crescendo cada vez mais e mais, por isso quando não está sendo mais utilizado, ele deve passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.

A importância de reciclar

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

Coleta 

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel.

Tipos de papéis recicláveis

Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.

O processo de reciclagem do papel é basicamente o seguinte: as aparas adquiridas pelas indústrias são trituradas em uma espécie de liquidificador gigante com água para que suas fibras sejam separadas. Depois um processo de centrifugação irá separar algumas impurezas como areia, grampos e etc. Em seguida, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papel. Após o clareamento sobrará uma pasta de celulose que pode receber o acréscimo de celulose virgem dependendo da qualidade do papel que se quer produzir. Esta pasta é que será prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.

Veja na imagem abaixo o ciclo do papel para compreender melhor esse processo:

 

Agora que você já conhece os tipos de papéis que são recicláveis e sua importância, que tal você mesmo reciclar o seus papéis? Peça ajuda de um adulto e mãos à obra!

Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira).

 


1- Pique o papel e deixe-o de molho por 24 horas ou mais


2- Triture o papel com a água no liquidificador

3- Despeje o papel triturado na bacia e mergulhe a peneira até o fundo

4- Suba a peneira devagar com as partículas

5- Retire o excesso de água da peneira

6- Coloque a peneira sobre o jornal para absorver a umidade

7- Seque por cima com um pano

8- Vire a massa do novo papel sobre o jornal velho

9- Cubra com outra folha do jornal e deixe secar até o dia seguinte

PRONTINHO!

Amiguinhos o que vocês acharam do nosso post sobre a reciclagem do papel? Não perca tempo, recicle seu papel ou até mesmo comece a separá-los para reciclagem, o importante é colaborar com o meio ambiente!

 

Postado em: Reciclagem



Resposta