Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Os menores animais do mundo

Postado por Defensor da Natureza em 11 de abril de 2013 recebeu: 1 Comentário »

O planeta terra é imenso e com muitos animais, mas vocês sabiam que existem animais tão pequenininhos que podemos segurá-los com apenas um dedo?
A natureza sempre nos mostra coisas belas e incríveis, por isso separamos agora em especial para todos os Defensores da Natureza os cinco menores animais do mundo, dividido por classes: anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos.

5º lugar: Beija-flor abelha – menor ave – 5 cm

O menor passarinho do planeta é conhecido por beija-flor abelha (Mellisuga helenae) e mede apenas 5 cm. Seu peso corporal chega até a 1,8 g. Os machos, mais esverdeados, são ainda menores que as fêmeas – que possuem a penugem azul. Comparados aos beija-flores comuns, o abelha é mais rechonchudo e robusto. Podem ser encontrados em Cuba e batem as asas mínimas tão rapidamente (80 vezes por segundo), que podem parecer um borrão a olho nu.

4º lugar: Morcego Kitti – menor mamífero – 30 a 40 mm 

O posto de menor mamífero do mundo é ocupado por um morceguinho tailandês (Craseonycteris thonglongyai) de apenas 2 g e que mede entre 30 e 40 mm. Um outro mamífero, o musaranho-pigmeu, também é considerado o menor do mundo, já que possui o mesmo peso do morcego Kitti. Porém, em comprimento, o roedor é um pouco maior: mede 6 cm.

3º lugar: Jaragua Sphaero – menor réptil – 16 mm

Medindo mínimos 16 mm, o lagarto Jaragua Shaero (Sphaerodactylus ariasae), é conhecido como o menor réptil do mundo. Menor que uma moeda de R$ 0,05, o animal pode ser encontrado na República Dominicana e no Haiti e está ameaçado de extinção.

2º lugar: Sapo-pulga – menor anfíbio – 9,8 mm

Também, conhecido por Braziliam Gold Frog (Brachycephalus didactylus), esse minúsculo sapinho mede apenas 9,8 mm e possui a pele pigmentada por uma cor dourada muito viva. O menor anfíbio do mundo é encontrado no hemisfério sul do globo e pode ser menor que uma falange dos dedos.

1º lugar: Peixe da ilha de Sumatra – menor peixe – 7,9 mm

O menor peixe do mundo (Paedocypris progenetica) é o encontrado na ilha de Sumatra, na Indonésia. Mede apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto. Esse tipo de peixe gosta de águas muito ácidas – 100 vezes mais do que o normal – e usa as nadadeiras para agarrar, como se fossem minúsculas mãos.

Gostaram dos animaizinhos? Nos conte qual vocês mais gostaram e quais outros animais gostariam de ver aqui no nosso blog.

Até a próxima amiguinhos!

 

Postado em: Animais Silvestres, Curiosidades


1 Resposta de “Os menores animais do mundo”

  1. [...] no blog que já conhecemos os menores animais do mundo agora chegou a hora de conhecer alguns dos maiores, preparamos uma galeria com imagens de alguns [...]


Resposta