Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

ORIGEM DO DIA DO TRABALHO

Postado por Defensor da Natureza em 25 de abril de 2012 recebeu: 0 Comentários »

No Brasil e em alguns países do mundo Primeiro de maio é o Dia do Trabalho e é um feriado nacional. Mas como teria surgido o Dia do Trabalho?

Em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. As principais reivindicações eram a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Os conflitos com a polícia se tornaram constantes e nesse período oito operários morreram nesses embates, muitos trabalhadores foram presos e alguns foram enforcados, pois foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia 1º de maio. No século 19, nesse país e na Europa, não havia limite de horas de trabalho, inexistia o descanso semanal e as férias remuneradas. Também não havia a previdência social, entre outros direitos dos trabalhadores de hoje.

Fonte: http://oquevaipelomundo.blogspot.com.br/2010_04_25_archive.html

No dia 4 de maio de 1886, surgiram novas manifestações nas ruas de Chicago. Desta vez, 12 trabalhadores foram mortos e dezenas de pessoas ficaram feridas.

A escolha da data do 1º de maio foi feita pela Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, em 1889. Foi uma homenagem aos trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos.

Em nosso país, o 1º de maio é comemorado desde o ano de 1925, por decreto sancionado pelo presidente da república Artur Bernardes. Desde então essa data foi comemorada de diversas formas.

A situação brasileira não era muito diferente daquela vivida em outros países do mundo até a década de 1930. Foi então que apareceu no cenário político nacional a figura de Getúlio Vargas, que foi muito importante na criação das leis trabalhistas. Foi ele quem criou o Ministério do Trabalho e as primeiras leis trabalhistas. Em 1931, no entanto, Vargas criou a Lei de Sindicalização, ou seja, os estatutos dos sindicatos do país deveriam passar pela aprovação do Ministério do Trabalho. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo e em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões.

Fonte: http://textosdetherezapires.blogspot.com.br/2011/05/origem-do-feriado-de-1-de-maio.html

Em 1943 Vargas criou a Consolidação das Leis do Trabalho. Esse conjunto de leis estabeleceu a jornada de oito horas de trabalho por dia, o descanso semanal remunerado, a regulamentação do trabalho de menores e mulheres, a criação da Previdência Social entre outras medidas. Muito do que foi criado por ele permanece até os dias atuais.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/origens-significado-dia-trabalho-466976.shtml

Postado em: Meio Ambiente



Resposta