Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

O dia das pequenas abelhas que fazem muito para o nosso planeta.

Postado por Defensor da Natureza em 22 de setembro de 2014 recebeu: 0 Comentários »

Você sabe quem faz esse barulhinho? Zum…zum…zumm
São elas, as abelhas e hoje vamos falar sobre elas, porque existe um dia que se comemora o Dia das Abelhas, que é o dia 03 de outubro.

Tão pequena, mas com grande importância para o planeta!

Sim, elas são pequenas, mas sem as abelhinhas seria algo realmente muito ruim, sabe por que?

- Porque a agricultura precisa delas
A tarefa mais importante das abelhas não é produzir mel, mas sim polinizar. As abelhas são parte importante de um sistema de polinização, que mantém cerca de um terço de todas as culturas do mundo.

-Porque os animais precisam delas
Abelhas polinizam, entre outras tantas coisas, plantas silvestres, que fornecem alimentos para animais. Sem abelhas, muitos animais também teriam mais dificuldade de encontrar o que comer.

- Porque você gosta de mel
Humm..comer mel é tão bom não é mesmo? É bem mais saudável que consumir açúcar, pois ele contém potássio, que equilibra a pressão arterial, magnésio, sódio, cálcio, ferro, manganês, cobalto e outros minerais. Ele tem ação antimicrobiana, impedindo o crescimento de microorganismos e protegendo contra doenças. Isso sem contar que ele é o único alimento doce que contém proteínas.

- Porque a cera é importante
A cera da abelha tem inúmeras utilidades. Ela é usada na indústria de cosméticos, em medicamentos, produtos cirúrgicos, em tintas, velas, lentes telescópicas, depilação e outras coisas.

- Porque o própolis é importante
O própolis é usado como medicamento desde a antiguidade, pelas civilizações chinesa, tibetana, egípcia e outras, com centenas de receitas para curar ou prevenir enfermidades.

- Porque você gosta de frutas
Maçãs, melões, morangos, pêssegos, cerejas e muitas outras frutas te agradam? Pois o cultivo delas só é possível graças às abelhas. Sem elas, você não veria nenhuma dessas frutas no mercado. Claro que isso não se resume a frutas. Muitos dos alimentos que comemos seriam muito mais caros sem as abelhas. Alguns cultivos aumentam em até 100% com a presença delas.

Zumm…zummm Olha quantas curiosidades sobre essas pequenas!

– São os únicos insetos que produzem um alimento que é consumido pelo homem;

– Durante o voo, as asinhas das abelhas batem aproximadamente 11.400 vezes por minuto, produzindo o típico zumbido que ouvimos quando elas estão por perto;

– As abelhas se comunicam entre si através de uma espécie de dança, durante a qual transmitem informações sobre a localização e distância das flores de determinada área;

– Em média, uma abelha é capaz de produzir uma quantidade equivalente a 1/12 de uma colher de chá de mel em toda a sua vida;

– As abelhas mais experientes ensinam as abelhinhas mais jovens a produzir mel;

– São as fêmeas quem possuem ferrões, e não os zangões;

– A quantidade estimada de picadas capaz de provocar a morte de um humano é de 1.100;

– Os zangões são improdutivos e inativos. Sua única função é a de fertilizar a rainha;

– Uma abelha rainha pode pôr cerca de 200 mil ovos ao ano;

– Uma colônia consiste em um número entre 20 e 60 mil abelhas e uma única rainha;

- Esses insetos são responsáveis por 80% da polinização em todo o planeta.

Postado em: Curiosidades, Datas comemorativas



Resposta