Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Entenda mais sobre sustentabilidade ambiental

Postado por Defensor da Natureza em 2 de dezembro de 2013 recebeu: 0 Comentários »

Olá Defensor da Natureza! Você já viu diversas vezes aqui no blog postagens sobre sustentabilidade ambiental, mas você sabe a fundo o que esse termo tão importante significa e o que você pode fazer para ajudar o planeta?

Entenda mais sobre sustentabilidade ambiental!

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis.

Ações relacionadas a sustentabilidade ambiental:

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

Mude suas atitudes!

  • Economize água: Preste atenção em torneiras abertas desnecessariamente. Verifique se sua casa existem vazamentos de água e conserte-os.
  • Procure alimentos orgânicos: Além de fazerem bem a sua saúde eles não utilizam agrotóxicos ou adubos químicos para serem produzidos. Isso ajuda a preservar o meio ambiente.
  • Prefira produtos biodegradáveis: Eles agridem menos o meio ambiente, pois se dissolvem em água.
  • Não crie animais silvestres: Pois isso é crime! Contribui para a extinção de muitas espécies. E para cada animal silvestre que chega até as lojas e pet shops muitos morrem no transporte.
  • Cultive áreas verdes: Plante árvores, procure áreas verdes disponíveis e orientação e plante espécies da região. Mas não basta só plantar, você deve cuidar para que elas cresçam.
  • Recicle o lixo: Existem formas bem fáceis de reciclarmos o nosso lixo orgânico e ótimas instituições e empresas que reciclam latinhas de alumínio, papéis, plásticos e etc. Informe- se.
  • Evite o transporte individual: Se possível utilize transporte público ou programe o transporte através de caronas com os amigos e colegas da escola ou trabalho.
  • Exerça seus direitos: Sempre que perceber violações às leis ambientais denuncie.

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

 

 

Postado em: Meio Ambiente



Resposta