Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

É tempo de reciclar!

Postado por Defensor da Natureza em 16 de maio de 2013 recebeu: 4 Comentários »

Defensores vamos falar de reciclagem! Mas vocês sabem o que é reciclar e qual é a sua importância?

Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.

Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados.

O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente.

Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.

Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:

  • Papel – Azul
  • Metal – Amarelo
  • Vidro – Verde
  • Plástico – Vermelho

Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva.

Agora que você já sabe tudo sobre reciclagem, já pode imaginar quanto lixo podemos reutilizar! Assim poupamos energia e matéria prima e ainda não poluímos o planeta.

Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição de diversos materiais!

  • Papel: de 2 a 4 semanas
  • Palitos de fósforos: 6 meses
  • Papel plastificado: de 1 a 5 anos
  • Chicletes: 5 anos
  • Latas: 10 anos
  • Couro: 30 anos
  • Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
  • Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
  • Tecidos: de 100 a 400 anos
  • Vidros: 4.000 anos
  • Pneus: indefinido
  • Garrafas PET: indefinido

Amiguinhos sabiam que a diversão também está garantida quando se trata de reutilizarmos diversos materiais recicláveis? Vejam abaixo diversas maneiras de reciclar e se divertir ao mesmo tempo!

 

Flauta Mágica de Canudinhos

Marcadores de livros de palitos

 

Predadores com pregadores

 

Jogo com caixa de papelão e tubo de papel toalha

Qual desses brinquedos vocês mais gostaram? Vocês conhecem outros brinquedos recicláveis e também maneiras diferentes de ajudar o planeta? Então deixe nos comentários abaixo para compartilharmos com outros Defensores da Natureza!

Postado em: Reciclagem


4 Respostas de “É tempo de reciclar!”

  1. neiva disse:

    goaria q vcs me enviasse mais ideias sou professora de educação infantil

    • Naveed disse:

      oi!eu gostaria q em bahico das imagens tivesse o passo a passo mas o blog este1 de parabe9ns e eu sei q algumas coisas vcs ne3o tem contatos para mostrar como fas mas agradesso muito pois adorei o cofre de garrafa pet fis um pra min do coelho fico lindo e reciclavel!

  2. Defensor da Natureza disse:

    Olá Neiva, tudo bem?
    Claro, podemos enviar novidades sim, cadastre seu e-mail em nosso blog (campo de cadastro no canto superior esquerdo da página) e enviaremos diversas dicas e conteúdos de seu interesse.

    Um grande abraço!

  3. Poyo disse:

    Adorei seu blog mas estava praonrcudo uma coisa bem fe1cil para fazer uma Feira de Cieancias com metal e no seu blog vi muita coisa enteressante mas ne3o teria tempo, nem dinheiro para fazer essas coisas tenhe nada mas simples.Pf desculpe a incoviniencia


Resposta