Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Dia Mundial dos Oceanos

Postado por Defensor da Natureza em 3 de junho de 2013 recebeu: 2 Comentários »

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de Junho.

A celebração aos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade do Rio de Janeiro em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos fatos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Existem cinco oceanos no nosso planeta: Atlântico, Pacífico, Antártico, Índico e Ártico.

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos abrigam muitas espécies, inclusive temos mais espécies no fundo do mar do que nas florestas, veja só algumas delas:

 No fundo dos mares concentram-se interessantes formas de colaboração: em troca de hospitalidade, crustáceos e pequenos peixes limpam os seus anfitriões de parasitas. Os oceanos fornecem ao planeta a maioria dos seus padrões climáticos, de umidade e oxigênio. Sem oceanos saudáveis, a vida acabaria. No entanto, nós os temos tratado como se não fizessem nenhuma falta.

Quase cem milhões de toneladas de peixes e outros animais do mar são recolhidos ou capturados todos os anos, o que é mais que os oceanos podem dar; por isso é preciso tratá-los com cuidado.

Os oceanos parecem estar bem longe da nossa vida. Mas muitas ações que fazemos quase automaticamente podem ter graves consequências para os seres marítimos e o seu habitat natural. Vamos dar algumas dicas para cuidar de nossos oceanos, elas são fáceis, simples e não envolvem nenhum esforço. Você verá que, se você realizar, você vai se sentir satisfeito consigo mesmo e com o planeta:

- Não jogue lixo no mar ou em praias. Não deixe resíduos de venenos e fertilizantes utilizados no plantio ir diretamente para o mar, ele pode contaminar e causar doença grave.

- Recicle o lixo doméstico, principalmente, o óleo usado. Leve-os até um ponto de reciclagem.

- Não consuma as espécies marinhas que estão sob séria ameaça, como o atum rabilho e nem os peixes em áreas onde for proibido a pesca.

Defensor da Natureza lembre-se que seja na terra ou no mar o nosso objetivo é preservar, por isso compartilhe nas redes sociais essas dicas do nosso blog e nos mande através dos comentários quais animais que moram no fundo do mar vocês mais gostam!

 

 

 

Postado em: Datas comemorativas, Rios e Lagos


2 Respostas de “Dia Mundial dos Oceanos”

  1. Juan R. Lis disse:

    Os Oceanos São Umas Coisas Maravilhosas Nota 10 :D


Resposta