Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Faça um presente com materiais recicláveis para sua professora.

Postado por Defensor da Natureza em 7 de outubro de 2013 recebeu: 0 Comentários »

Eles são nossos companheiros, amigos e nos ajudam a tornar cidadãos melhores. Nós devemos muito a eles, são os professores. Hoje vamos dedicar um post todo especial para eles, saiba o porquê é comemorado esse dia e aprenda a fazer um presente especial para sua professora elaborado com materiais recicláveis.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro e neste dia em 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”. Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Uma curiosidade sobre a data do dia do professor é que ela é comemorada em outros países com algumas diferenças de datas. Na Índia ela é comemorada no dia 5 de setembro, já que é o aniversário do famoso professor Sarvapalli Radhakrishnan que se tornou presidente da Índia em 1962, que como presidente afirmou que não só seria seu aniversário como o dia 5 de setembro seria o Dia do Professor. Na Índia, a data não é feriado, apenas uma data comemorativa.

Em outros países a data do dia dos professores é comemorada como: Malásia, dia 16 de maio; Turquia, dia 24 de novembro; Albânia, 7 de março; China, dia 10 de setembro; Ira, dia 2 de maio; Polônia, dia 14 de outubro; Rússia, dia 5 de outubro; Cingapura, dia 1° de setembro; Coréia do Sul, dia 15 de maio; Tailândia, dia 16 de janeiro, entre outros países.

Vamos fazer um presente para a professora? Aprenda a montar um porta papel e lápis.

 

Material necessário

- Rolinho de papel higiênico (será o porta lápis);

- Caixa de leite (será o porta papel);

- Um pedaço de papel de 22×13;

- Tecido;

- Cola branca;

- Fita de cetim;

- Florzinha de massa;

- Tesoura;

Como fazer

1º passo

Após lavar a caixa de leite, recorte-a em formato diagonal, descascando-a em seguida.

 

2º passo

Forre o rolinho de papel higiênico e a caixa de leite usando tecido e cola branca. Depois de pronto, cubra a base de papelão e, ao redor, insira a passamanaria de seu gosto.

3º passo

Agora, cole a caixa de leite e o rolinho sobre a base de papelão. Decore a peça como preferir. Está pronto o seu acessório para múltiplas utilidades.

 

Fonte: Hak
Postado em: Datas comemorativas



Resposta