Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Dia do Índio

Postado por Defensor da Natureza em 16 de abril de 2013 recebeu: 2 Comentários »

Olá amiguinhos, vamos conhecer um pouco mais sobre os nossos amigos índios que assim como vocês são verdadeiros defensores da natureza!

 

 

Uma data especial

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 

Amigos da natureza

No decorrer da história, os povos indígenas vêm transformando o seu ambiente de acordo com suas crenças e necessidades, sempre mantendo uma relação de dependência e integração com a natureza.
Como essas interferências (seja na fauna, na vegetação ou nas águas) não alteraram o funcionamento equilibrado do meio ambiente, as áreas das florestas brasileiras ocupadas por indígenas (que, pela Constituição brasileira, são de uso exclusivo deles) costumam ser mais preservadas em relação às outras, exercendo papel importante para o equilíbrio ambiental.
Mas o conceito de natureza varia bastante entre os índios, pois cada povo tem um modo particular de interpretar o meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele.
O que é comum entre todos eles é a ideia de que o mundo é uma ampla rede de relações entre agentes, sejam eles humanos ou não humanos. Isso significa dizer que os homens estão sempre interagindo com a natureza: dependem dela e, ao mesmo tempo, são parte dela.

 

Índios do Brasil

Distribuídos em 562 terras indígenas, vivem hoje no Brasil cerca de 315.000 índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria – 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além desses, devemos considerar ainda a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos são:
Guarani (sub-grupos Kaiowá, Nandeva e Mbyá): 30 mil (MS, SP, RJ, PR, SC, RS, ES);
Ticuno: 23 mil (AM);
Kaingang: 20 mil (SP, PR,RS,SC);
Macuxi: 15 mil (RR);
Guajajara: 10 mil (MA);
Yanomami: 9.975 (RR/AM).
Quarenta e oito povos conhecidos, além de outros isolados, habitam o Estado do Amazonas, onde há maior concentração de etnias. Nos demais Estados, é a seguinte a distribuição da população indígena:
Mato Grosso – 32 povos; Pará – 27; Rondônia – 22; Acre – 11; Roraima – 9; Bahia e Maranhão – 8;Pernambuco – 7; Alagoas, Ceará e Mato Grosso do Sul: 6; Amapá: 5; Minas Gerais e Tocantins – 4; São Paulo – 3; Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo – 2; Sergipe e Paraíba – 1.
Obs: Alguns povos que se distribuem por dois ou três Estados foram citados em apenas um deles.

 

Curiosidades sobre os índios

- Os homens usavam o cabelo curto na testa e longo na nuca e nas orelhas. As mulheres o deixavam crescer até a cintura e o prendiam quando trabalhavam.
-  Homens e mulheres tatuavam o corpo, que pintavam (com jenipapo e urucum) e untavam (com óleos).
- Furar o lábio inferior para colocar objetos de pedra, osso ou madeira era um símbolo de masculinidade. Os homens usavam colares de búzios, de ossos de animais e dentes de inimigos e enfeitavam-se com penas de aves. As mulheres usavam enfeites no pescoço, nos braços e nas orelhas.
- Homens e mulheres raspavam os pelos do corpo – barba, sobrancelha, etc
- O número de etnias indígenas é maior do que o de línguas. Isso ocorre porque alguns povos indígenas deixaram de falar sua língua de origem em decorrência da violenta colonização que sofreram. Mas o fato de não falarem mais suas línguas originais não significa que deixaram de serem índios: eles se reconhecem e devem ser reconhecidos como índios, com organizações sociais e culturas diferentes entre si e, ao mesmo tempo, distintas da sociedade não indígena.
- Hoje, muitos povos indígenas são bilíngues (geralmente falam o seu próprio idioma e o português) ou multilíngues (falam mais de duas línguas). Algumas comunidades estão aprendendo na escola a língua de seu povo, que estava deixando de ser utilizada, principalmente entre os mais jovens.
- A população indígena tem crescido nos últimos anos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção.
- Muitas palavras que fazem parte do no nosso dia a dia têm origem indígena. Alguns exemplos são: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jiboia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.

Além de todas essas informações amiguinhos, nós temos muito que aprender com os índios, pois eles possuem uma cultura muito rica em diversos aspectos como musical, religiosa, medicinal, etc.
Conte nos comentários abaixo o que vocês sabem mais sobre os índios e o que acharam do nossa postagem sobre eles!

Postado em: Curiosidades, Datas comemorativas, Natureza


2 Respostas de “Dia do Índio”

  1. ELIVS DE MELO SILVA disse:

    envie mais fotos . parabéns pelo nosso dia .

    • Defensor da Natureza disse:

      O Dia do Índio realmente é muito especial, parabéns para todos os índios do nosso Brasil.
      Acompanhe sempre nosso blog que logo iremos colocar mais fotos!


Resposta