Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Desmatamento

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 0 Comentários »

O desmatamento no Brasil existe desde a chegada dos portugueses em nosso País, interessados apenas no lucro com a venda do pau-brasil.

Até hoje tanto a Mata Atlântica quanto a Floresta Amazônica tem sofrido com as conseqüências da derrubada ilegal de árvores. Além do interesse econômico, muitos fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de casas e indústrias.

Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo.

Também ocorrem incêndios por irresponsabilidade de motoristas. Bombeiros afirmam que muitos incêndios têm como causa as pontas de cigarros jogadas nas beiradas das rodovias.

As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático.

As conseqüências da retirada da cobertura vegetal original são principalmente a perda da biodiversidade (Conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região), degradação do solo e o aumento do processo de desertificação (Transformação de uma região em deserto), erosões, mudanças climáticas e na hidrografia.

A floresta em pé ajuda a regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas. Absorve gás carbônico da atmosfera prestando um enorme serviço para o equilíbrio climático mundial que merece valorização.

 O que podemos fazer ?

- Denuncie quando houver agressões ao meio ambiente, como incêndios florestais, através da Linha Verde do IBAMA 0800-61-8080. Saiba mais no site www.ibama.gov.br/prevfogo.

 - Reduza o consumo de papel. Prefira papel reciclado.

 - Elimine o desperdício de alimentos para que a fronteira agrícola não avance ainda mais em direção às florestas nativas

 Conservar a Amazônia é preservar vidas vegetais, animais e humanas.

Diante dessa situação, precisamos estar ao lado de quem luta pela preservação do meio-ambiente, que luta pelas nossas vidas e das próximas gerações.

 Você sabia ??

 O Brasil é o segundo país com maiores áreas devastado em todo o mundo, perdendo apenas para a China que é o primeiro país.

Postado em: Desmatamento



Resposta