Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Curiosidades incríveis sobre os oceanos

Postado por Defensor da Natureza em 28 de outubro de 2014 recebeu: 0 Comentários »

Nosso planeta se chama Terra, mas deveria ser chamado de Água, afinal ele é coberto mais pelos oceanos do que por terra e por isso hoje vamos falar mais sobre os oceanos do nosso planeta.

Qual a diferença de mar e o oceano?

A primeira e principal diferença básica entre mar e oceano é a sua extensão territorial. Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra (na verdade, são as terras emersas que são delimitadas pelos oceanos), enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas.

Outro aspecto importante para se notar é a profundidade. Os Oceanos são tão profundos que até hoje o homem não conseguiu chegar e nem transportar um aparelho para a localidade mais profunda deles, com milhares de metros. Por outro lado, os mares possuem uma profundidade que costuma ficar em algumas centenas de metros.

Na verdade, a maioria dos mares faz parte dos Oceanos. Eles são justamente aqueles trechos mais próximos dos acidentes geográficos terrestres, possuindo uma grande importância para inúmeros povos.

Qual é a origem dos nomes dos oceanos?

Vamos te contar também o porquê de cada nome:

Atlântico – vem de Atlas, filho de Netuno, o deus dos mares. Atlas sustentava a Terra sob suas costas.
Pacífico – em 1520, Fernão de Magalhães, navegador português, batizou o oceano com esse nome por considerá-lo mais calmo. A verdade, porém é que o Pacífico não tem nada de pacífico. Ele é mais perigoso do que o Atlântico.
Índico : recebeu o nome dos litorais que banha, da Índia e Indonésia.
Ártico : o nome vem da palavra grega “arctos” que significa “urso”. Já o oceano próximo ao pólo sul denomina-se Antártico.

Algumas curiosidades e informações sobre o oceano:

- O Pacífico é o maior oceano, cobrindo mais da metade da água marinha da Terra. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície terrestre. Ele tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (- 4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas.

- Os oceanos contam com um volume líquido de 1,35 sextilhão de litros.

-  Se todo o gelo do continente antártico derretesse, um quarto do mundo ficaria submerso.

- Um litro de água do mar pesa 28 gramas a mais do que 1 litro de água doce, por causa do sal.

- Juntos, os oceanos somam 92% de toda a água da Terra. Só o Pacífico representa 46% do total e ocupa uma área maior do que a de todos os continentes juntos.

- A poluição dos oceanos chegou a um ponto absurdo. Pesquisadores descobriram a existência de duas imensas ilhas de lixo no Oceano Pacífico. Juntas, essas ilhas tem o dobro do tamanho do território dos Estados Unidos.

Oceano, o lar de muitos animais

O mar é tão grande e profundo, que conhecemos apenas uma pequena parte dos seus moradores.
Alguns deles, por acaso boiaram quando morreram e só assim é que ficamos sabendo da sua existência, pois não temos ainda tecnologia para chegar na profundidade em que eles vivem. E fique de olho nas notícias para ver que sempre estão localizando novas espécies.

Olha só uma pequena parcela dos animais marinhos que existem em nosso planeta:

Tartaruga-marinha

Cavalo-marinho

Peixe-borboleta

Peixinhos de todos os tipos cores e tamanhos

Tubarão

Baiacu

Raia

Baleia

Peixe-Napoleão

Golfinho

Lagosta

Água-viva

Muitos animais não é mesmo? Por isso é importante preservá-los e você pode ajudar de diversas maneiras, mas existe uma principal: não jogue lixo nas praias, mares e rios. Devemos cuidar do nosso oceano!

Postado em: Animais Silvestres, Natureza



Resposta