Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Conhecendo os Ovíparos: os animais que nascem do ovo

Postado por Defensor da Natureza em 29 de junho de 2015 recebeu: 0 Comentários »

Existem vários tipos de animais, um deles são os ovíparos, nessa classificação entram animais cuja forma de desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo.

Existem dois tipos de fecundação, a interna e a externa:

A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos, como exemplo podemos citar todas as espécies de aves e crocodilianos e algumas espécies de peixes, lagartos e cobras.

Por outro lado, na fecundação externa, a fêmea deposita os ovos no ambiente e o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos; é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.

Em espécies aquáticas é comum a fecundação externa, mas o inconveniente deste tipo reprodução é que os ovos ficam à mercê de predadores, ocorrendo, por conta disso, uma mortalidade bastante elevada.

Contudo, existem estratégias distintas: algumas espécies, como, por exemplo, o bacalhau, bota grande quantidade de ovos, abandonando-os a própria sorte; já outras, como as tartarugas, depositam seus ovos em regiões mais protegidas, para que não sejam encontrados por predadores.

A grande maioria das aves, assim com algumas espécies de peixes e de répteis, costumam depositar seus ovos em ninhos e vigiá-los durante todo seu desenvolvimento. Quanto maior for o amparo de seus progenitores, menor é o número de ovos que a fêmea deposita.

Exemplos de espécies de animais ovíparos:

- Todas as aves

- Serpentes e cobras

- Maioria dos peixes

- Tartaruga marinha

- Diversas espécies de insetos

Postado em: Descategorizado



Resposta