Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Conheça as 3 principais florestas que existem no mundo

Postado por Defensor da Natureza em 21 de março de 2014 recebeu: 0 Comentários »

As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora; elas, em especial as matas ciliares (próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.

Pensando na necessidade de sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”. A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data. Assim, no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.

 

Você sabe quais são as principais florestas que existem no mundo?

3° Lugar – Florestas Tropicais do Sudeste Asiático

São as mais antigas florestas na Terra, que remotam há 70 milhões de anos. Tem uma riqueza biológica e diversidade inigualável. No entanto, o sudeste da Ásia está perdendo suas florestas mais rápido do que qualquer outra região equatorial e tem o menor número de florestas primárias remanescentes. Prevê-se que a maior parte dessas florestas primárias serão destruídas nos próximos 10 anos. A maior parte das florestas tropicais na Ásia estão na Indonésia, espalhadas pelas ilhas, na península Malaia, Malásia, Tailândia, Myanmar, em Laos e no Camboja.  Essas florestas são berço de espécies muito ameaçadas de extinção como orangotangos e elefantes asiáticos.

2° Lugar – Florestas Tropicais Africanas

A África Central detém a segunda maior floresta tropical do mundo, as Florestas Tropicais Africanas, que está situada na região da bacia do rio Congo, o sétimo maior rio do mundo com 4.630 quilômetros. Contém áreas de floresta alta, manguezais e florestas inundadas. Ela é a área de maior biodiversidade do Continente Africano. Também vem sofrendo grave destruição de sua flora e fauna por causa de queimadas e desmatamento. Sua importância é vital para o clima do Planeta. Estas florestas são o último refúgio para os Gorilas, mas também para outras 400 espécies de mamíferos, 1.000 espécies de aves e 10.000 espécies de plantas. Mas a Bacia do Congo também é residência de 30 milhões de pessoas, divididas em 250 etnias, sendo a maioria da população profundamente dependente da florestas para subsistir.

1° Lugar – Floresta Amazônica

A bacia do amazonas abrange sete milhões de quilômetros quadrados ou 1,7 bilhão de hectares, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados, 1,4 bilhão de hectares, estão cobertas por floresta. A maior parte da floresta está no Brasil, 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13%, e com quantidades menores a Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo, sendo a maior delas, só perdendo em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.

 

Postado em: Datas comemorativas, Meio Ambiente, Natureza



Resposta