Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Conheça a Floresta Amazônica!

Postado por Defensor da Natureza em 21 de agosto de 2014 recebeu: 0 Comentários »

Venha conosco conhecer mais sobre essa floresta que é tão importante, não só para o Brasil, mas também para o mundo! Por isso existe uma data especial para voltarmos toda nossa atenção para ela, o dia 5 de setembro!

O Dia da Amazônia foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Relevo e solo

Na Floresta Amazônica destacam-se basicamente três ecossistemas, de acordo com o relevo da região em que se localizam.
Em áreas permanentemente inundadas, com as matas de igapó, crescem vegetações típicas de trepadeiras e árvores com até 20 metros de altura.
As faixas de várzea permanecem inundadas apenas durante um período do ano.
E o relevo das planícies de terra firme, onde há as formações vegetais de até 60 metros de altura, e livre das inundações.
O solo da região é caracterizado pela pobreza de nutrientes, porém, protegido pela cobertura vegetal, de onde se abastece com nutrientes oriundos da decomposição das folhas, troncos e raízes.
Principais Parques Nacionais da Amazônia:

Floresta Nacional de Caxiuanã
Jaú, Parque Nacional
Lençóis Maranhenses
Parque Ecológico Janauari
Parque Nacional da Serra do Divisor

Principais rios:

Rio Negro
Rio Solimões
Rio Amazonas
Rio Araguaia
Rio Tapajós
Rio Nhamundá
Rio Tocantins
Rio Xingu

Na Amazônia existe uma fauna muito grande, veja alguns dos animais que temos por lá:

Onça- pintada
Anta
Arara
Ariranha
Boto
Macaco-aranha
Jaguatirica
Jacaré- açu

 

Postado em: Meio Ambiente, Natureza



Resposta