Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Como os animais utilizam as ferramentas

Postado por Defensor da Natureza em 4 de janeiro de 2012 recebeu: 0 Comentários »

Normalmente a palavra “Ferramenta” indica algo criado pelo homem. Mas existem alguns animais que também utilizam ferramentas, por dois motivos: conseguir alimento e para se proteger.

Temos como exemplo a aranha da América do Sul e o macaco Alouatta que se servem de ferramentas como armas, lançando ou deixando cair paus das árvores sobre os predadores no solo.

A cacatua preta da Austrália também utiliza paus ameaçadoramente, batendo com eles nos troncos das árvores para anunciar o seu território aos rivais.

Muitos animais utilizam ferramentas para obterem alimento contido e, objetos duros. O mangusto do Egito procura uma rocha, depois atira o ovo contra ela, segurando-o entre as pernas. O mangusto listrado de Madagáscar deita-se de costas sobre solo rochoso, atirando o ovo ao ar com as suas quatro patas,para o esborrachar contra o solo. Outros animais como guaxinins e babuínos utilizam esse mesmo procedimento.

O pica-pau das ilhas Galápagos serve-se de um espinho de cacto para extrair vermes de fendas profundas, aparando-o no tamanho adequado e transportando-o consigo para reutilizar. A garça-de-dorso-verde do Japão utiliza vermes, insetos e bagas como isca para pescar, atirando-os para a superfície d’água. As lontras do Mar abrem um ouriço-do-mar ou marisco, utilizando um seixo (fragmento de mineral ou de rocha) debaixo do braço ao mergulhar até o fundo , à procura de próxima refeição.

Os primatas também utilizam um número surpreendente de ferramentas diferentes.  Observou-se um orangotango, que utilizava 45 ferramentas diferentes – cada uma delas feita por medida – para diferentes tarefas. Os primatas utilizam mais ferramentas do que os outros animais porque têm um cérebro maior do que a maioria, sendo assim mais dotados para resolver os problemas, e as suas hábeis mãos e pés são mais adequados para manipular objetos.

 

Você sabia ?

 Os elefantes africanos e asiáticos servem-se de pequenos paus para se coçarem em pontos de difícil acesso e recorrem a ramos com folhas para afugentarem as moscas. Sabe-se também que agarram objetos com a tromba e atiram-nos contra animais ou mesmo pessoas.

Postado em: Animais Silvestres



Resposta