Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Aves do Brasil- Animais que colorem o nosso céu!

Postado por Defensor da Natureza em 19 de agosto de 2013 recebeu: 1 Comentário »

Neste post vamos conhecer diversas coisas sobre as aves, elas que são lindas, diferentes e tem presença marcante em nosso país.

O Brasil é o segundo país com maior número de espécies de aves conhecidas (cerca de 1.840), segundo Luís Fábio Silveira, curador do setor de ornitologia do Museu de Zoologia da USP, sendo superado apenas pela Colômbia, que tem aproximadamente 1.900 espécies. O pesquisador estima que dentro de dez anos haverá 2.000 espécies de aves conhecidas no Brasil. Segundo ele, “há vários exemplares de aves desconhecidas nos museus brasileiros, oriundos de diversos biomas, que serão descritos nos próximos anos.”

As aves são os animais mais frequentemente encaminhados aos zoológicos, em razão desse grupo ser o mais envolvido em acidentes causados com a população humana. Um grande número desses acidentes envolve linhas de pipa, em particular com a família dos Estrigídeos (corujas).

No Brasil cada estado tem como símbolo uma ave, confira no quadro abaixo:

Conheça algumas curiosidades sobre as aves:

  • O vocabulário dos papagaios dificilmente ultrapassa 20 palavras.
  • O beija-flor bate as asas 90 vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele também é capaz de voar para trás e até de ponta cabeça.

  • Por falar em beija-flor, você sabia que algumas espécies podem voar a até 150 Km por hora?
  • No total, o pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda. 
  • A ave de rapina mais forte de que se tem notícia é o gavião-real brasileiro, também conhecido como harpia. Eles são capazes de capturar macacos, preguiças e até filhotes de veado. 
  • Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura – o mesmo tamanho de um camelo. É a maior ave do mundo. 
  • O avestruz pode viver até 50 anos e a arara até os 60 anos.


 

  • Existiram aves de até três metros de altura na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Isso foi há 2,5 milhões de anos. Eram aves carnívoras que corriam até 70 Km por hora e engoliam a presa de uma só vez. 
  • A andorinha é capaz de comer 2 mil moscas num único dia.
  • A galinha cacareja, os pássaros trinam, o ganso grasna, mas, que nome damos ao som do pombo? O pombo arrulha. 
  • Não apenas os de galinhas, mas os ovos de todas as aves podem ser comidos. Então, por que os humanos consomem mais ovos de galinhas? Simples: por que é uma das espécies mais produtivas. Cada galinha produz cerca de 300 ovos por ano. 
  • As aves mais comuns em todo o mundo são os pombos, as andorinhas e os pardais.

Conheça um pouco mais sobre algumas aves brasileiras:

Arara
É encontrada desde as matas do México até o sudeste do Pará, norte do Mato Grosso, no Peru e na Bolívia. Alimenta-se de frutas, cocos de palmeiras e castanhas. Diz-se que todos os frutos que a arara consome são bons para o homem. Os relacionamentos entre as araras são mantidos por toda a vida.

Papagaio
Vive nas florestas altas e extensas do México até a Bolívia, e na região oriental do Brasil. Tem a plumagem coberta por um pó branco, o que lhe dá o nome de moleiro, quem mói cereais para fazer farinha. Muito inteligente, aprende a cantar ou assobiar músicas.

Uirapuru
Vive na parte baixa da floresta. Come frutas, mas, principalmente, insetos. Segue formigas de correição, que, em seu avanço, espantam insetos de seus esconderijos, tornando-os presas fáceis. Seu canto, semelhante ao som de uma flauta, é tão belo que atrai outros pássaros; na verdade, o uirapuru convive com outras espécies para conseguir alimento mais fácil.

Sanhaço
Vive em matas abertas, palmais ou capoeiras. Alimenta-se de pequenos frutos, cipós e plantas epífitas, além de néctar, botão de flores, polpa e suco de frutas maiores. O ninho tem forma de cestinho, geralmente escondido em coqueiros ou em buracos de árvores.

João de barro

O João de barro é um dos pássaros mais populares do Brasil. Cor de terra-ferrugínea com parte superior pouco mais escura. Porte semelhante ao do sabiá, aproximadamente 20 centímetros. Alimentam-se insetos e suas larvas e aranhas. Podem ocasionalmente ingerir sementes. Vive no campo, é abundante nas fazendas da região sul, parques e cidades onde não se importa com a presença humana. Ocorre nas regiões Sul, Sudeste, leste e nordeste da Bahia e até o sul do Piauí.

O que acharam do nosso post? Esperamos que tenha gostado e nos conte nos comentários quais aves você achou mais interessante.

Até a próxima Defensores da Natureza!

Postado em: Animais Silvestres, Curiosidades, Meio Ambiente


1 Resposta de “Aves do Brasil- Animais que colorem o nosso céu!”

  1. Nilo de Avila Rodales disse:

    Olá! muito bom o post e bom porque estou começando a fotografar com amador e gosto muito de fotografar aves e sempre estou pesquisando o nome da ave que clico. abraços.


Resposta