Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Árvores para plantar em sua cidade

Postado por Defensor da Natureza em 14 de janeiro de 2014 recebeu: 0 Comentários »

O nosso planeta está precisando de ajuda, e como você é um Defensor da Natureza, temos certeza que você quer ajudar, e com uma simples atitude, você pode!

Sabe como? Plantando uma árvore! Mas não é qualquer uma que poderá ser plantada, pois para cada região existem espécies próprias e indicadas, conheça agora a importância de plantar árvores em sua cidade e algumas que podem ser plantadas em áreas urbanas.

Antes de tudo é importante destacar que os benefícios das árvores no meio urbano vão muito além da produção de sombra e da beleza. A presença de árvores nas cidades traz outras vantagens à população humana, entre as quais podem ser destacadas:

  • Infiltração de água no solo: as árvores facilitam a infiltração e a condução da água no solo, pois mantém os solos menos compactados e contribuem, portanto, para a redução do escoamento superficial e da ocorrência de enchentes;
  • Redução da sensação térmica: além da sombra, a absorção da radiação solar e a transpiração de vapor de água das árvores contribuem diretamente para a redução da sensação térmica, tanto ao redor das árvores quanto na área de projeção da copa;
  • Atenuação da poluição sonora: as árvores atuam como barreiras contra pequenos ruídos. Essa atenuação torna-se mais eficiente em locais com árvores adensadas, como em bosques e florestas urbanas;
  • Liberação de oxigênio e absorção de poluentes: além da liberação de oxigênio, que ocorre durante o dia, vários poluentes em suspensão são absorvidos pelas árvores. O principal poluente é o carbono, o qual as plantas tendem a absorver e estocar em maiores quantidade na fase inicial de desenvolvimento;
  • Microhábitats para a fauna: além de servir como abrigo e local de reprodução, principalmente de aves, insetos e morcegos, as árvores são fontes de produção de alimentos para fauna e, dependendo da espécie vegetal considerada, os frutos produzidos são próprios para o consumo humano.

Conheça algumas espécies de árvores que você poderá plantar em sua cidade:

Cataia: Árvore de médio porte.

 

Angico vermelho/ Angico cascudo: Árvore de grande porte utilizada em ruas, estradas e parques.

Pau-angelim: Árvore de médio a grande porte, proporciona ótima sombra pela copa  frondosa.

Chichá-do-cerrado: Árvore do médio porte

Ipê-amarelo: Árvore de altura variável, de pequeno a grande porte, bastante ornamental pelas flores de coloração amarela intensa é utilizada em praças, arborização de ruas, estradas e estradas de fazendas.

Você viu que belas árvores?! Existem muito mais de outras espécies que você pode plantar na frente da sua casa ou até mesmo nos parques e praças de sua cidade. Procure conhecer com os responsáveis e a prefeitura de sua cidade as espécies nativas de sua região e vamos ajudar o planeta plantando árvores!

Postado em: Meio Ambiente, Paisagens



Resposta