Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Antártida

Postado por Defensor da Natureza em 29 de novembro de 2010 recebeu: 2 Comentários »

Este continente de 14 milhões de quilômetros quadrados e é cercado pelo Oceano Antártico, que fica entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Rodeia o Pólo Sul, por isso devido ao frio intenso com ventos violentos que chegam a aproximadamente 100 Km/h, esta região, permanece coberta pelo gelo e possui condições desfavoráveis para quase todo meio de vida, porém, vivem ali os pingüins, que procuram seu alimento no mar, focas e também um grande número de baleias.

 É o continente mais frio e  mais seco, A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica. Durante o verão, a temperatura atige -10 °C e no interior do continente chega a  -40 °C.

A foca é um animal de clima frio típico da Antártida, alimenta-se do plâncton marinho ( Substância mista de organismos vegetais e animais) e é uma das espécies animais que mais corre risco de extinção. Para se proteger do frio estes seres não contam com pêlos, mas sim com uma espessa camada de gordura subcutânea. São bastante adaptados à vida aquática. Suas asas transformaram-se em verdadeiros remos, nadam com bastante rapidez, atingindo velocidades de até 40 quilômetros por hora, chegando a mergulhar até 250 metros de profundidade, permanecendo submersos por até 18 minutos. No mar, avançam saltando para fora d’água como os golfinhos, para diminuir o atrito com a água e para respirar.

O krill (o nome colectivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão), serve  de alimento para lulas, baleias, focas, como a foca-leopardo, pinguins e outras aves. As aves mais comuns são os pinguins, os albatrozes e os petréis.

A fauna dos mares em torno da Antártica é bastante rica. É composta por milhares  de invertebrados como esponjas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar, anelídeos, crustáceos e moluscos .

O fato dessa região ser muitofria, acaba afetando o crescimento e a reprodução desses animais: eles se tornam maiores e crescem mais lentamente, se reproduzindo de forma mais lenta.

Outra questão importante que envolve a região é o derretimento das calotas polares. Com o aquecimento global, provocado pelo efeito estufa, enormes blocos de gelo ( icebergs ) têm se desprendido do pólo sul. Este fenômeno climático pode acarretar sérios danos no futuro caso continue. Pesquisadores afirmam que muitas cidades litorâneas podem desaparecer do mapa caso o quadro não seja revertido.


Você sabia ??

 - A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida.

- A principal conseqüência da destruição da camada de ozônio será o grande aumento da incidência de câncer de pele.

Postado em: Paisagens


2 Respostas de “Antártida”

  1. Puil disse:

    Ideia super criativa e lindo o mapa..parabe9ns pelo tralabho e pelo talento. Gostei do seu blog e de seus tralabhos artesanais e je1 estou te seguindo. Abrae7os. Sandra


Resposta