Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Algumas curiosidades da Amazonia

Postado por Defensor da Natureza em 20 de maio de 2011 recebeu: 0 Comentários »

 º O nome Amazonas foi dado pelo frei Gaspar de Carvajal, o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedição de Francisco de Orellana, na primeira metade do século XVI. O frei afirmou que sua embarcação foi atacada por mulheres que, como na mitologia grega das amazonas, pretendiam escravizar os homens para procriar antes de matá-los.

º A vitória-régia é um dos símbolos da Amazonia. Algumas chegam a medir 2 metros de diâmetro.


º Há alguns anos foi descoberta nos arredores de Manaus a maior folha da Floresta Amazônica. Com 2,5 metros de comprimento e 1 de largura, é maior do que um jogador de basquete. Cresce numa árvore da família das poligonáceas, gênero coccoloba.;

º O maior camarão de água doce do mundo vive na Amazonia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 cm da cauda à ponta das garras. Existem pelo menos trinta espécies de camarões e outras trinta de caranguejos na Bacia Amazônica.

º O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até 2,5 metros de comprimento, pesando 250 quilos.

º O maior animal da Amazonia é o peixe-boi, que pode atingir o peso de meia tonelada, com 3 metros de comprimento.

º A sucuri da Amazonia chega a medir 10 metros de comprimento.

º O maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta. Com 20 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto.

º Maior águia do mundo, a harpia amazônica tem 97 centímetros de altura, 11 a mais que a águia careca americana e bem maior que as espécies encontradas na África e na Europa. Alimenta-se de pequenos roedores e até de macacos.

º O menor macaco do mundo, o sagüi-leãozinho, é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 130 gramas.  Encontrado no Amazonas, é tão pequeno que alguns índios os deixam no cabelo para que cate piolhos e outros bichinhos.

 

º Um hectare da floresta amazônica tem mais espécies que toda América do Norte e em uma só de suas árvores vivem mais espécies de formigas que em toda a Inglaterra.

 º Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Amazonia (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam também na Amazonia.

Postado em: Curiosidades, Natureza



Resposta