Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Vida de inseto

Postado por Defensor da Natureza em 10 de junho de 2013 recebeu: 0 Comentários »

Olá Defensores da Natureza!

Hoje vamos falar sobre insetos, mas se você é do tipo que prefere não chegar perto de nenhum inseto independentemente da situação, saiba que não está sozinho nessa. Acontece que estas pequenas criaturas carregam em si características bastante peculiares, únicas, e muito interessantes. Então vamos aprender mais sobre elas?

Os insetos  são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum e pertencem à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais. A ciência que se dedica a estudar os insetos é conhecida como Entomologia.

Os insetos é o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas. Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas).

Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colêmbolos, eram agrupados com os insetos no grupo Hexapoda, mas atualmente seguem um grupo parafilético Ellipura, tendo discussões filogenéticas relevantes no campo da biologia comparativa. Os verdadeiros insetos distinguem-se dos outros artrópodes por serem ectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. Muitos artrópodes terrestres, como as centopeias, mil-pés, escorpiões, aranhas, como também microartrópodes colêmbolos são muitas vezes considerados erroneamente como insetos.

Vejam abaixo mais curiosidades sobre estes pequenos animais:

- Não é novidade que os insetos superam os humanos em quantidade. Mas você sabia que há aproximadamente duzentos milhões de insetos para cada um de nós?

- As abelhas conseguem carregar pesos trezentas vezes maiores que o próprio.

- Formigas conseguem comunicar-se através do olfato, e possuem cinco narizes diferentes.

- Baratas sobrevivem mesmo se suas cabeças são arrancadas. Vivem cerca de uma semana, até que morrem de fome, por não conseguirem se alimentar.

- A formiga é o inseto que possui o maior cérebro, se falarmos proporcionalmente ao resto de seu corpo.

- Duas baratas podem procriar até cem mil filhotes em apenas um ano.

- As borboletas são coloridas para atrapalhar os pássaros que as caçam. Ao baterem as asas, refletem o sol nos olhos de seus predadores e tem mais chance de escapar.

- Pernilongos fêmeas vivem, em média, três vezes mais do que os machos.

- As abelhas possuem 5 olhos.

- Grilos conseguem saltar de objetos cuja altura seja quinhentas vezes maior que a sua.

- A cor mais atrativa para os mosquitos é o azul.

- Aproximadamente 30% da produção mundial de vegetais é consumida por insetos.

- Um dos animais que mais matam humanos são os mosquitos, porque transmitem doenças presentes no sangue.

- A cor viva da joaninha sobressai, e a visão aguda dos passarinhos logo a localiza. Mas, como defesa, ela exala um cheiro horrível que a salva.

- O total de formigas existente no mundo pesa 15% de todo o peso gerado por seres vivos no mundo.

Vocês viram Defensores, que apesar de pequenos, eles são muitos? Nos conte nos comentários o que acharam de nossas curiosidades sobre insetos e quais outros temas gostariam de ver por aqui.

 

Postado em: Curiosidades, Natureza



Resposta