Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Dia do Trabalho

Postado por Defensor da Natureza em 29 de abril de 2013 recebeu: 0 Comentários »

Olá amiguinhos, vamos falar sobre o Dia do Trabalho. Vocês sabem porque essa data é importante e porque ela existe? E sabiam também que existem profissionais que fazem do trabalho uma missão para cuidar da nossa natureza? Confiram abaixo tudo isso e muito mais e depois contem nos comentários o que acharam.

No final do Século XIV, na maioria dos países, havia uma forma desumana e insalubre de trabalho. Com a expansão da indústria e as cidades crescendo em ritmo acelerado, era necessário o aumento da produção que também exigia mais horas de trabalho e um desgaste cada vez maior dos trabalhadores que chegavam a uma jornada de 13 horas por dia. Final de semana, férias, aposentadoria???? Ninguém sabia o que era isso! Não existiam leis trabalhistas e os trabalhadores não tinham como reclamar seus direitos.
Uma situação desse tipo não poderia resistir por muito tempo e assim os trabalhadores começaram a se organizar, exigindo redução de jornada e melhores condições de trabalho. Esse movimento teve início em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago – Estados Unidos, onde ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores que paralisaram as atividades para fazer manifestações. Essa data foi tida como referência da luta dos trabalhadores por seus direitos e a maioria dos países acabaram também por adotá-la, inclusive como feriado nacional, dedicando o dia a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
Os acontecimentos que levaram a estabelecer o Dia do Trabalho tem haver com as conquistas dos trabalhadores de forma ampla, elevando o trabalho como um direito humano, no mesmo patamar do direito à vida, à saúde e a educação, proclamada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Por aqui também ocorreram outros eventos importantes nesta data: em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, ou seja, o valor mínimo que um trabalhador deve ganhar para suprir as necessidades básicas de uma família – moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer e em 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores.
Cada profissão é extremamente importante para nossa sociedade, independente de qual ela seja, mas, existem pessoas que fazem do trabalho uma maneira de cuidar dos nossos animaizinhos e plantas, por isso merecem nossa homenagem especial no blog, são eles: biólogos, veterinários, engenheiros do ambiente, paisagistas,  geógrafos, zoologistas, engenheiros florestais, oceanógrafos, entre tantos outros.
Procurem saber mais sobre esses profissionais que se dedicam todos os dias para cuidar do nosso meio ambiente, hoje vocês já são Defensores da Natureza, mas quem sabe no futuro vocês também farão parte dessa equipe de profissionais que são tão especiais.

 

Postado em: Curiosidades, Datas comemorativas



Resposta