Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

Saiba como ser um consumidor verde

Postado por Defensor da Natureza em 28 de outubro de 2013 recebeu: 0 Comentários »

A ideia básica do consumidor consciente ou consumo responsável é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, vai além do atendimento das necessidades individuais e leva em conta os seus efeitos sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente.

Os reflexos podem ser positivos ou negativos. Por exemplo. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo o consumidor financia essa prática. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos, contribuirá com um setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que, por essa razão, colabora com a conservação do meio ambiente.

Não devemos culpar apenas as empresas por produzir de maneira insustentável, ou de maneira ilegal, pois também nós como consumidores temos uma parcela de culpa, por isso é importante estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados, pois o poder de transformação social está nas mãos de cada um de nós.

Seja um consumidor consciente e leve em conta quando for escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.

Mais dicas de atitudes sustentáveis de um consumidor verde:

- Consumir alimentos (frutas, verduras e legumes) orgânicos, que além se serem mais saudáveis não contaminam o meio ambiente com agrotóxicos;

- Consumir de produtos que utilizam embalagens recicláveis;

- Usar meios de transporte que não poluem o ar ou que tenham baixos índices de poluição;

- Usar, sempre que possível, o sistema de transporte público;

- Não consumir ou consumir com moderação carnes de origem animal (principalmente a vermelha), pois sua produção requer a utilização de grande quantidade de água. Para termos uma ideia, para produzir 1 quilo de carne bovina são utilizados cerca de 15 mil litros de água;

- Utilizar sacolas retornáveis (ecológicas) nos supermercados;

- Usar de forma racional (economizar) a água e a energia elétrica dentro de casa e no ambiente de trabalho ou escolar;

- Fazer a coleta seletiva do lixo e participar de programas de reciclagem;

- Reutilizar produtos, quando possível, ao invés de simplesmente descartá-los;

- Comprar produtos de madeira com certificação ambiental;

- Não descartar no lixo comum produtos que podem contaminar o solo ou rios. Exemplos: pilhas, baterias, remédios e produtos químicos;

- Não despejar o óleo de cozinha usado na rede de esgoto. Em muitas cidades já ocorre a reciclagem deste tipo de óleo.

- Não comprar e manter animais silvestres dentro de casa;

- Dar preferência para o consumo de produtos de empresas que investem na preservação do meio ambiente.

 Se cada um fizer a sua parte agindo corretamente o nosso planeta e as gerações futuras serão salvos!

 

Postado em: Curiosidades, Reciclagem



Resposta