Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

15 Novembro – Proclamação da República

Postado por Defensor da Natureza em 8 de novembro de 2012 recebeu: 0 Comentários »

A república é uma forma de governo e nesse regime é o povo que elege seu governante, por isso é um regime mais democrático e que hoje vigora em nosso País.

Mas nem sempre foi assim, pois entre os anos de 1822 e 1889 o regime monárquico vigorava no Brasil e durante todo esse período tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.  Esse tipo de regime não leva em consideração as necessidades do povo e nessa época o regime monárquico ficou desgastado e a necessidade de mudança era cada vez maior.

A primeira tentativa de mudança ocorreu em 1789 em Vila Rica, Minas Gerais, onde vivia Tiradentes e outros revolucionários que tentaram modificar a realidade. Um dos motivos era por não concordarem com os altos impostos cobrados pelo rei. Esse movimento ficou conhecido como Inconfidência Mineira, porém não tiveram sucesso e Tiradentes acabou sendo preso e enforcado.

Em 1824, outro grupo de revolucionários  em Pernambuco tentou ir contra o imperador, constituindo a Confederação do Equador, ação que durou  apenas 4 meses e também resultou na prisão e morte de muitos dos envolvidos. 

No ano de 1836 lideres do Estado do Rio Grande do Sul entram em guerra contra o Imperador dando início a Revolução Farroupilha. Esse grupo também foi derrotado e a monarquia continuou imperando no País.

A Proclamação da República foi um evento que contou com a participação de muitas pessoas, entre elas os fazendeiros e o exército. De fato quem conspirou para a derrubada da monarquia foi Benjamin Constant. Porém quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, a figura de maior prestígio no exército. 

Foi Benjamin Constant que convenceu Marechal Deodoro e este concordou com tal ato no dia 11 de Novembro. Nessa época Marechal Deodoro era amigo de Dom Pedro II.

Na manhã de 15 de Novembro de 1889, Deodoro e um batalhão marchou para o Ministério da Guerra e declarou o fim do período imperial e o início do período republicano. Dom Pedro II, estava em Petrópolis e retornou para o Rio de Janeiro. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Durante 1889 até 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

Você sabia ?

 

A monarquia durou 67 anos no Brasil.

Na época o Brasil era o único país na América que ainda tinha a monarquia.


Postado em: Datas comemorativas



Resposta