Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

11 de Setembro: Hora de ajudar o Cerrado brasileiro!

Postado por Defensor da Natureza em 2 de setembro de 2014 recebeu: 0 Comentários »

Venha conosco conhecer uma parte do nosso país que infelizmente está sendo esquecida, mas nós Defensores da Natureza vamos falar a respeito e o melhor, ajudar!

Conhecendo o Cerrado

Um dos seis grandes biomas do Brasil, o Cerrado é predominante principalmente na região de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em Minas Gerais. Existem também áreas de Cerrado no Amazonas, em São Paulo, no Paraná, na Paraíba, na Bahia e em Pernambuco. A sua área original é de 2.045.064 km, porém, diante do desmatamento, grande parte já se perdeu.

O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

Outras características:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pelos;
- presença de gramíneas e ciperáceas (espécies de grama) no estrado das árvores.

Animais do Cerrado

As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.

O Dia Nacional do Cerrado, comemorado no dia 11 de Setembro, ele tem uma data especial porque é o segundo maior bioma brasileiro, e é considerado um dos hotspots da biodiversidade (área prioritária para a conservação do planeta) e um dos biomas mais ameaçados do globo; possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo: Aquíferos Guarani, Bambuí e Urucaia que abastecem as principais bacias hidrográficas do país: é a caixa d’água do Brasil.

Mas enfrentamos um problema muito sério, na Lei Brasileira o Cerrado e a Caatinga inclusive, são dois biomas que não são reconhecidos como Patrimônio Nacional. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos.

Caatinga e Cerrado-Patrimônio Nacional Já!

Vamos ajudar a mudar essa situação? E podemos fazer isso com um clique, assine a petição abaixo e conheça o projeto.

Clique aqui para ajudar o Cerrado brasileiro!

 

 

Postado em: Animais Silvestres, Meio Ambiente, Natureza



Resposta