Sobre nós

Levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias sem comprometer o planeta. É assim que todos devemos nos comportar através da educação ambiental ao desenvolvimento de novas tecnologias produtivas, tendo o meio ambiente como prioridade. O aproveitamento das fontes renováveis de energia e soluções de eficiência energética ganham destaque nas iniciativas das empresas. Onde permitem elevar a qualidade de vida de famílias e incrementar atividades econômicas, no entanto, sem agredir a natureza. Projetos assim evitam a adoção de medidas com alto impacto ambiental. saiba mais »
Loja Redmax

Redes Sociais

RSS Feed Twitter Facebook Delicious

Cadastre seu e-mail

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Postado por Defensor da Natureza em 3 de junho de 2011 recebeu: 0 Comentários »

Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos (as plantas, os animais, os homens), elementos culturais (os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, de cada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade.

Para prestigiar esse dia tão importante falaremos de um lugar que é a Jóia da Coroa dos Parques Nacionais da Austrália: O Parque Nacional de Kakadu.

Designado como Patrimônio da Humanidade pela sua importância como Hábitat de zonas úmidas, é o lar de um terço da população de aves da Austrália, constituindo ainda um refúgio para répteis e mamíferos. Cobrindo quase 20.000 Km² nos Territórios do Norte, o Parque de Kakadu é o maior parque da Austrália.

No Kakadu as orlas costeiras têm mangais e floresta de chuvas e, ao sul, encontram-se  bosques e savana.

Durante a estação de chuvas, os cinco rios do Kakadu inundam as planícies. Á medida que a terra seca, lagoas de pouca profundidade ou “billabongs” como são chamadas, são criadas. As áreas drenadas trazem novas plantas que atraem abetardas (aves de médio a grande porte, desde os 50 cm de comprimento da abetarda-de-asa-preta aos 120 cm da abetarda-gigante), alcaravões (ave pernalta de tamanho médio, com um forte bico amarelo e preto e grandes olhos amarelos) e tarambolas (tipo de aves), que chafurdam no solo úmido para desenterrar insetos.

O maior réptil da terra, o crocodilo de água salgada, frequenta as águas costeiras. É muito perigoso para os humanos e cresce até 7 metros de comprimento.

A cobra Arafura é uma das mais comuns no Kakadu. Uma cobra aquática alimenta-se de peixe, que prende em seus anéis com a sua pele áspera. A taipan,é a cobra australiana mais venenosa.

Muitos morcegos são residentes permanentes do Kakadu, sendo os mais numerosos os morcegos insetívoros (animal que se alimenta de insetos). As pequenas raposas voadoras vermelhas (morcegos insetívoros) juntam-se em árvores aos milhares, superlotando alguns galhos, que se partem com o peso. O morcego beija-flor com o focinho comprido encontra-se nos pântanos de Kakadu, florestas de chuvas e bosques, sobrevivem a base de néctar e é um importante polinizador de plantas.

O ágil Wallabie (espécie menor de canguru) vive em bandos ou grupos, que chegam a 10 membros. Durante as cheias muda-se para locais mais altos, mas, assim que a água regride, regressa ás planícies, onde, juntamente com muitos outros bandos, se alimenta das abundantes ervas baixas e juncos.

 

 

Postado em: Datas comemorativas, Meio Ambiente



Resposta